Explicando o Significado do Símbolo “PA” nos Protetores Solares Japoneses

Antes de explicar o que é o símbolo “PA” que vocês encontram nos protetores solares japoneses (e sul-coreanos), tenho de explicar outros conceitos: há dois principais raios que atingem a pele, os UV-B e o UV-A.

Para mostrar a proteção que o protetor solar oferece contra os UV-B, há um método usado no mundo inteiro: o FPS (Fator de Proteção Solar). Quanto maior o FPS, maior é a proteção que o produto oferece contra os raios UV-B.

Mas para mostrar a proteção contra os UV-A (isso quando o produto protege contra o UV-A), muitos países ainda não desenvolveram ou não reconhecem oficialmente nenhum método.

Mas o método para medir os raios UV-A mais aceito pelos especialistas, mesmo nos países onde este método ainda não é reconhecido oficialmente, chama-se PPD (Persistent Pigment Darkening). Quanto maior o PPD, maior a proteção que o produto oferece contra os raios UV-A.

Em se tratando de protetor solar, Japão está sempre avançado em relação ao restante do mundo. Um exemplo disso é que já em 1996 os japoneses haviam aplicado o método PPD.

Por volta de 2007, a União Europeia também resolveu usar oficialmente o método PPD para medir a proteção contra os raios UV-A.

A diferença entre a União Europeia e Japão é o modo de expressar o PPD ao consumidor.

Em proteroes solares europeus, como o Anthelios, vocês irão encontrar o PPD expresso em números. Por exemplo: “PPD 10″. Ou irão encontrar o símbolo assim: a sigla UVA estará dentro de um círculo. Isso significa que o PPD do protetor solar é de no mínimo 1/3 do FPS. Se, por exemplo, o FPS do produto é 30, seu PPD é de no mínimo 10. Este símbolo:

Mas os japoneses preferiram expressar ao consumidor de forma diferente, que é pelo PA e sinais positivos. O produto pode ser PA+, PA++ ou PA+++, significando:

PA+: baixa proteção contra os raio UV-A. PPD de 2 ou mais, mas menor que 4;

PA++: média proteção contra os UV-A. PPD de 4 ou mais, mas menor que 8;

PA+++: alta proteção contra os UV-A. PPD 8 ou maior.

Um Anthelios que, por exemplo, aqui  teria de PPD 27, também teria PPD 27 no Japão. Mas lá seria chamado de PA+++.

Protetor solar é um assunto muito complexo até para os especialistas, mas quis deixar o post o mais simples possível. Portanto, o que vocês acabaram de ler é um resumo do resumo do resumo sobre o assunto. Quem quiser ler mais, basta ler as referências que colocarei no final.

P.s:

1 – Não confudam o sinal positivo ao lado do PA com o sinal positivo ao lado do número 50. É que no Japão, assim como na União Europeia, os fabricantes não podem especificar o FPS do produto quando for maior que 50. Mas para indicar que é maior que 50, podem colocar um sinal positivo ao lado do 50. Só não pode especificar o quanto maior que 50 seria.

2 – O The New York Times escreveu uma excelente reportagem explicando por que os protetores solares americanos são considerados obsoletos em relação ao restante do mundo. Aqui.

Referências:

1 – How to Measure UVA Protection Afforded by Sunscreen Products: PPD Method

2 – UVA Rays Protection Measurement

3 – Prediction of sunburn protection factor and UVA indices

4 – UV Radiation Information

ATUALIZAÇÃO (23/11/2012): protetores solares comercializados no Japão – a partir de 2013 – poderão declar PA++++, significando que o PPD dos que declaram PA++++ é 16 ou maior, o que é extremamente alto.

About these ads

31 Respostas para “Explicando o Significado do Símbolo “PA” nos Protetores Solares Japoneses

  1. Primeira vez que entro no seu blog!! Adoreiiii!!!!!!!!!!!!!!
    Completissimo, estou encantada e já espalhei pras amigas!!!
    Virei fã, parabens!
    Vamos entrar todos os dias!!!
    Kisses

  2. Pedro, vc conhece algum protetor para o corpo?
    A cosmética de protetores corporais sempre deixa a desejar!
    Queria muito testar um asiático!

  3. Muito bom Pedro! Mais uma vez, parabéns!
    Luciana Molina (donnaderma.blogspot.com)

  4. Olá Pedro vc sabe algum site que eu possa encomendar o pó laneige? Pedro queria tirar uma duvida com vc. Minha rotina consiste no seguinte. Lavo meu rosto pela manha com o foam da biore para pele com acnes. Em seguida aplico o sofina light I, depois o protetor sofina jenne. Quero acrescentar após o sogina light I o uso do serun 10 da skinceutics. E como passo a tarde em casa gostaria de acrescentar algum clareador para o rosto. A noite eu uso o vitacid (tetrinoina) no rosto e só. Vc poderia me dar alguma susgetão de clareador para eu usar pela tarde que não tenha nenhuma reação ao serun 10 (que pretendo comprar) e ao vitacid (que uso a noite, depois da limpeza co o óleo rosinha da shu uemura).

    Outra coisa …
    Tenho muitas manchas de foliculite que tive a vida inteira (agora nao tenho mais pois fiz peeling). Já usei de tudo, principlamente hidroquinona em varias porcentagens durantes anos. As manchas são escuras e arredondadas. Vc tem alguma susgestão? recentemente minha dermatologista indicou o ferulic da skinceutics para passar nas manchas mas não entendi como ele vá melhorar alguma coisa.
    Só mais uma coisa, teu blog é incrível e passo por aqui todos os dias. Comprei vários dos produtos que vc já fez resenha e até agora gostei de todos!!! Obrigada

    • Há vários, como esta loja no Ebay:

      http://www.ebay.com/itm/Amore-Pacific-Laneige-Brightening-Sun-Powder-SPF-50-/230769021923?pt=US_Skin_Care&hash=item35bae7d3e3

      Ou já no Brasil mesmo, com a Vania:

      http://vaniaimports.blogspot.com.br/2012/04/laneige-brightening-sun-powder-spf-50pa.html

      Quanto ao serum clareador, há resenha de um da Shiseido aqui. Mas não saberia dizer se é adequado ao teu caso.

    • Então Patrícia…
      Olha eu me entrometendo na conversa, hehe
      Vou tentar ajudar…

      Antes de tudo queria esclarecer que se vc tiver muitas manchas e se elas forem antigas…infelizmente corre o risco de elas não serem eliminadas 100%. De fato é muito indicado o uso dos ácidos, pois eles renovam a pele sem muitos efeitos colaterais, versos tratamentos dermatológicos.

      O C E Ferulic é baseado em 15 % de Vit C pura, que tem potencial clareador e anti-oxidante, indicada p o tratamento e prevenção de peles manchadas.

      Pessoalmente uso o Turbo Booster C PhIlosophy, que é um pó com Vit C pura, aprox 1 medida equivale a 20% de vit C, para aprox, 4 medidas de loção. Sem duvida é a forma mais pura e estável de se usar a Vit C., mas tem um inconveniente, é nunca saber EXATAMENTE a % da Vit C, daí, muitos não mudarem para a Vit C em pó.

      Não sou médiaco, só um curioso e o que faço é assim p manter a pele livre de manchas:
      Limpeza + tonico + Serum +turbo Booster+Spf 50.
      Noite Limpeza + Tretinoina 0,1% (retin a micro ou manipulada). as vezes alterno com uma formula semelhante a de Kligman, mas com a hidriquinona a 3%, pq esta é bastante irritante a pele.

  5. Obrigada Roberto. Vc mistura o turbo booster com que? é bem tolerado por peles sensíveis?

    • Patrícia, então…o Turbo Booster é indicado na própria embalagem para ser misturado com hidratante ou serum, na minha opinião as vezes não dá tão certo pq muda a estabilidade deles (digo, do hidratante ou serum), já teve casos que misturei com hidratante em creme e ele ficou bem liquido, tipo o genifique creme, o olay complete e tb o gel hidratante Dramatically Clinique, já outros deram super certo, tipo, o novo Serum Pore Refining Clinique, Superserum da biotherm e o Hidratante biopur ficaram perfeitos. O Pedro outro dia fez um post informando que ele mistura com água. Atualmente misturo ele com o Tonico Perricone Pore Minimizer ou ao Serum Pore Refining Clinique. Qdo tá calor nem passo hidratante , só o tonico +vit c e depois filtro solar. Pq tava usando tanto hidratante que meus poros ficavam aparentes, tenho probçemas com poros abertos, mas o azelan gel e este serum da clinique tão dando conta, embora………..eu queria testar mesmo era o Ettusais Pore Care, que o Mr. Pedro já postou, e diz ser aprovado por cientistas.

    • Sobre usar ele em peles sensíveis…
      Então com a fórmula é 99,8% de pura Vit C, cabe saber dosar a % correta, como disse eu nunca sei exatamente a % que estou usando, mas é meio que assim 1 de pó p 4 de loção=20% de Vit C.
      Já teve vezes que ardeu logo após a aplicação, mas era pq eu usava mais que isso, a pele ficou vermelha em alguns locais, mas só hidratante resolveu.
      Por ex. o Nando Goober não usa nem o Serum Ferulic pq a pele dele fica sensibilizada, já o Pedro gosta muito, mas uma coisa eu garanto, se vc for usando ela ….com os dias vc vai saber o seu limite, pois é Vit C, cabe a vc saber a % que não lhe dará efeitos colaterais.

  6. Pedro agora lançaram o CC cream vc conhece? Vi no blog da Dra Fernanda: Dicas de pele …

  7. Obrigada pela atenção Pedro!!!!!!!!!!!!

  8. Pingback: Batalha das Bases: Vichy Liftactiv Flexilift Teint SPF 20 X A Base Mais Cara do Mundo | East to West Skin Care

  9. Pingback: Mentholatum SKIN AQUA UV Moisture Milk SPF 50+ PA+++ | East to West Skin Care

  10. Pingback: Coleções de Natal (Edições Limitadas) | East to West Skin Care

  11. Pingback: Alguns Lançamentos Para 2013 (Protetores Solares PA++++) | East to West Skin Care

  12. Muito esclarecedor seu post! (como sempre hehe)
    Beijos

  13. Pingback: Renovação da Linha Sunplay (Rohto) e Descobertas da Kanebo | East to West Skin Care

  14. Pingback: FPS 50 e FPS 50+ São Coisas Diferentes! | Stash

  15. Amo este blog! Valeu Pedro!

  16. Pingback: Sofina Primavista Long Keep Base UV | East to West Skin Care

  17. Pingback: BB Cream Skinfood Good Afternoon Peach Green Tea | Roupa de Sair Blog

  18. Pingback: Kanebo Allie Extra UV Gel (Veil Keep) (SPF 50+/PA++++) | East to West Skin Care

  19. Pingback: Hada-Labo UV Creamy Gel (SPF 50+ PA++++) | East to West Skin Care

  20. Pingback: Bioré UV Perfect Milk (SPF 50+/PA+++) | East to West Skin Care

  21. Pingback: Bioré UV Aqua Rich Watery BB (SPF 50+/PA+++) | East to West Skin Care

  22. Pingback: Extra: Principais Protetores da Bioré Serão PA++++ | Cosme Asia

  23. Pingback: Os Novos Protetores PA++++ Na Linha Sekkisei (Kosé) | Cosme Asia

  24. Pingback: Bioré UV AQUA Rich Watery Essence (SPF 50+/PA++++/Fórmula de 2014) | Cosme Asia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s