Creme que Promete Firmar os Seios – Será que Funciona?

Decidi fazer um post sobre um creme que promete firmar os seios porque o Shiseido Body Creator Aromatic Bust Firming Complex é o nono produto da Shiseido mais vendido na Sacks/Sephora (pelo menos até o dia de hoje). Isso indica que as brasileiras têm alta esperança de que um cosmético possa firmar os seios.

Crédito da imagem: Perfumizilla

Mas será que pode fazer isso mesmo? Alegações:

Um creme rico para o busto e zona do decote, rapidamente absorvido, refirmante, retexturizante e hidratante com uma roma que inspira tranquilidade e potencializa a sua beleza.

Ingredientes (fonte não oficial):

Aqua, Glycerin, Pentaerythrityl Tetraoctanoate, Butylene Glycol, Paraffinum Liquidum, Petrolatum, Behenyl Alcohol, Dimethicone, Cetyl Octanoate, Elaeis Guineensis, Hydrogenated Palm Oil, Beheneth-20, Xylitol, Betaine, Tocopheryl Acetate, Magnesium Ascorbyl Phosphate, Fucus Vesiculosus Extract, Algae, Natto Gum, Melilotus Officinalis Extract, Cera Microcristallina, Stearyl Alcohol, Polyvinyl Alcohol, Carbomer, Trisodium EDTA, Alcohol, Sodium Hexametaphosphate, Potassium Hydroxide, Tocopherol, Citric Acid, Phenoxyethanol, Methylparaben, Ethylparaben, Parfum, CI 77491 (Iron Oxides)

Analisando os ingredientes, percebo por que a Shiseido alega que o produto é capaz de firmar a pele. O Polyvinyl Alcohol forma um filme sobre a pele, podendo proporcionar uma leve (muito leve mesmo) sensação de contração que dura alguns minutos ou horas. Seria mais ou menos a sensação de aplicar spray fixador de cabelos sobre a pele. Além disso, ele contém extrato de uma alga chamada Fucus vesiculosus. Este estudo (Biol Pharm Bull. 2000 Mar;23(3):291-7.), feito em vitro, ou seja, em modelos artificiais, mostrou que a aplicação de um gel contendo o extrato em questão causou contração dos fibroblastos da pele. Este outro(J Cosmet Sci. 2002 Jan-Feb;53(1):1-9.), feito in vivo, mostrou que a aplicação de um gel contendo 1% deste extrato causou melhora na elasticidade da pele e alterou suas propriedades mecânicas, o que não ocorreu com o gel placebo (sem o extrato em questão).

Por outro lado, os estudos foram patrocinados pela Kao Corporation, uma gigante da indústria cosmética japonesa, logo, têm um forte conflito de interesse. Mas isso não é o maior problema. O maior problema é que quase não encontrei cosméticos da Kao com este extrato. E após a Kao ter publicado estes dois estudos, não encontrei nenhum outro publicado pelo mesmo fabricante (ou outro) envolvendo este extrato. Isso me faz desconfiar que a Kao, talvez, após estudos internos e não publicados, tenha chegado a conclusão de que o extrato de Fucus vesiculosus ou não é eficiente ou que existam ingredientes mais eficientes. De qualquer forma, melhor usar um extrato vegetal suportado por dois estudos pouco conclusivos do que usar um extrato vegetal que não é suportado por nenhum estudo.

E o produto também contém um derivado de vitamina C, o  Magnesium Ascorbyl Phosphate. Este estudo (Int J Cosmet Sci. 2000 Jun;22(3):169-79.), realizado em cobaias animais e publicado por pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, mostrou que a aplicação de 2% deste derivado de vitamina C causou alterações na espessura da pele dos animais. Mas é pouco provável que o produto contenha 2% deste derivado de vitamina C. Chutaria que contém 0.5% ou até menos.

Ok., existe um ou outro estudo sugerindo que não seria estúpido dizer que o produto, além de causar uma leve e efêmera sensação de firmeza (por causa do Polyvinyl Alcohol, que é uma espécie de plástico e forma uma filme sobre a pele), poderia causar alguma melhora na elasticidade da pele. Isso não significa, no entanto, que a melhora na elasticidade que o produto poderia causar seria visível.

Por fim, o creme tem exlentes hidratantes, como a glicerina, dimethicone e o petrolato – que estão os melheres que se conhece! Já comentei sobre estes ingredientes aqui.

Conclusão

O que se pode esperar deste creme é:

1 – Excelente e único perfume. Quem já experimentou as coisas da linha Body Creator sabe como os perfumes usados nos produtos são fantásticos. E único porque a Shiseido não usa perfumes que podem ser comprados por outras empresas, ela desenvolve seus próprios perfumes;

2 – Excelente hidratação;

3 – Talvez, uma melhora na elasticidade da pele;

4 – Uma sensação passageira de firmeza, que dura alguns instantes (minutos ou horas), podendo não ser sentida por todos. E que também passará se a pessoa retirar o creme dos seios.

O que eu não esperaria:

1 – Melhora visível na firmeza da pele ou dos seios de uma forma geral.

Vale o custo benefício? Pessoalmente, digo que não. Mas isso não significa que eu não ache o produto bom (repito: o cheiro da linha Body Creator é tão bom, que entenderei caso alguém queira comprar apenas pelo cheiro. Além disso, funciona como um excelente hidratante). Pode até ser que eu comprasse, se fosse mulher. Mas jamais esperaria ver uma melhora visível na firmeza dos seios.

P.s: minhas conclusões servem para todos os cosméticos que prometem firmar a pele.

About these ads

16 Respostas para “Creme que Promete Firmar os Seios – Será que Funciona?

  1. Pedro, excelente post (como sempre, né). A minha impressão é a mesma, que pode ser legal usar, agradável, mas que não oferece um resultado sustentável nem em curto prazo além da hidratação local. Eu não compraria. Abraço!

  2. Oi gente ,vocês sabem se existe em algum grupo de recuperação para pessoas viciadas nesse blog ? Estou viciadooooooo.Lendo esse post tive uma idéia que uma vez que o Pedro falou do Top Sephora , ele poderia fazer um Top 10 dos produtos preferidos dele .

  3. Pedro quero fazer uma compra e estou em dúvida se compro no Bobodave ou no Facial Shop, o preço está parecido, qual site você indica mais? Os dois cobram frete?
    Obrigada.

  4. Ótimo post Pedro! Também não acredito muito nesses cosméticos firmadores, muito menos aqueles que prometem aumentar o tamanho dos seios… Tem coisas que as vezes só uma cirurgia plástica resolve, e flacidez é uma delas. Enfim, tenho uma dúvida… Você mencionou no twitter que sasa está com frete gratuito, tem que colocar algum código, ou é acima de x dólares? Ahhh uma dica de post, claro se estiver ao seu alcance: se você puder falar sobre cremes redutores de medidas e celulites… Seria interessante pois eles devem ser muito mais avançados nesse setor cosmético, você conhece algum que seja bom ou já ouviu falar? Obrigada e desculpe por tantas perguntas

    • Valeria, se não me engano o frete grátis é para compras maiores que 30 dólares (ou 50, teria de ver). Quanto aos cremes contra celulite, sabes que até nem tem muitos no Japão? As asiáticas se preocupam mais com a pele do rosto do que com a do corpo. Não existe um mercado MUITO grande para creme contra celulite lá.

  5. Adorei o post!! Às vezes tenho a mesma impressão ao usar esses cremes anti-celulite: parece que fazem um filme sobre a pele, dando uma esticada na superfície, mas que some ao lavarmos a região. Será que tem o mesmo princípio ativo? Se puder fazer um post sobre esses produtos, todas nós seríamos muito gratas!!! Beijocas e parabéns

  6. janaina borges

    Pedro, a Sisley tem um produto semelhante, caríssimo. Na Sacks, tem para vender, vc já viu?

  7. Pingback: Lançamentos De Marcas Japonesas Nos Estados Unidos | East to West Skin Care

  8. Pingback: Lançamentos De Marcas Japonesas e Sul-Coreanas Nos Estados Unidos | East to West Skin Care

  9. olá a todos,
    Eu comprei este creme e ele não é bom, não funciona só é caro.

  10. Eu queria poder esperimentar esse produto pq agora sou mae e meus seios ficaram. Meio que nao consigo mostrar pra nimguem.

  11. Eu uso esse creme há uns 3 meses e senti melhoras na pele. Não estou com seios de uma garota de 15 anos de idade, mas senti diferença, sim. Diria de 20%. Não é muito, mas é melhor que 0%! Ainda mais quando se trata de seios pós-amamentação!

  12. Ana Paula faria

    e a primeira vez que leio seu post mas amei e em relação ao creme não creio que vale a pena comprar um creme que não pode cumprir oque queremos que é a firmeza dos seios por um tempo prolongado ou que possa agir de forma gradativa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s