Goji berry – a próxima fruta da moda (e o post de amanhã)

Todo ano um alimento diferente entra na moda. Uma hora é chá verde, outra hora é açaí e por aí vai. Alguns deles, como o chá verde, realmente são suportados por evidências científicas relativamente boas para diversos fins. Muitos, porém, são mais marketing do qualquer outra coisa.

O alimento que está entrando na moda atualmente, chama-se Goji Berry, uma frutinha originária do norte da China (logo, tudo a ver com o tema do meu blog).

Já em 2009, a Mintel, uma famosa empresa de marketing (leiam bem: marketing) havia previsto que esta fruta seria “trend”. E estava correta!

Ao digitar “Goji Berry” no campo de busca da Sephora americana, apareceram 24 produtos. Como vocês podem verificar aqui. Os itens vão desde glosses da marca Smashbox, passando por produtos que prometem “acalmar” a pele do Dr. Murad até um suquinho de beber do Dr. Brandt.

Como marketing, sem dúvida, Goji Berry é um fenômeno. Mas do ponto de vista científico? Vou ser o estraga prazer: não encontrei nada interessante para contar a vocês. Fazendo uma busca no PubMed, encontrei apenas dois estudos tentanto mostrar que Goji Berry poderia ser benéfica à pele:

Mice drinking goji berry juice (Lycium barbarum) are protected from UV radiation-induced skin damage via antioxidant pathways.

Um… Os ratos que beberam suco de goji berry ficaram com a pele mais resistente ao raios solares. Fico feliz por eles. No entanto, se a gente for pesquisar, vai encontrar centenas de estudos publicados que alimentos muito mais comuns a nós, como chocolate, também poderiam ajudar a pele a ficar mais resistente contra os raios solares, devido a suas propriedades antioxidantes.

Lycium barbarum glycoconjugates: effect on human skin and cultured dermal fibroblasts.

Resumidamente, este estudo mostrou que extrato de Goji berry aplicado em fibroblastos (células presentes na pele), estimulou a produção de colágeno. Que importância tem este estudo? Praticamente nenhuma! Além de vários outros motivos que tornaria o artigo enfadonho se eu os citasse aqui, o estudo foi feito in vitro; isto é, fora de sistemas vivos. Traduzindo: pegaram células da pele, colocaram em placa de petri (ou em um tubo de ensaio, em um pote de sorvete vazio, que seja…) e por cima jogaram suco de Goji berry para “ver no que que dava”. Embora, obviamente, muitos estudos in vitro também tenham valor, eles devem ser vistos apenas como “ponto de partida”. Isso porque os resultados in vivo podem ser completamente diferentes dos resultados in vitro. Ah, mais uma coisa: o estudo foi feito por uma empresa que desenvolve produtos de fontes naturais. Vocês acham que o resultado poderia ter sido diferente?

Conclusão: eu tenho alguma coisa contra Goji berry? De forma alguma! A fruta parece ser uma delícia. E, como toda fruta, é rica em vitaminas e outros nutrientes importantes. Existe algum motivo para pagar caro por produtos com Goji berry, principalmente cosméticos? Enquanto não publicarem estudos melhores, não!

No post de amanhã: Shiseido White Lucent Brightening Moisturizing Gel W. Já aviso que o produto pertence à linha global da marca, portanto, é fácil de encontrar.

Crédito da primeira imagem: The Guardian.

5 Respostas para “Goji berry – a próxima fruta da moda (e o post de amanhã)

  1. Oi Pedro! Sempre acompanhei suas contribuições nos outros blogs e fico muito feliz que tenhas feito o teu.
    Eu sei que esse é provisório, mas não encontrei o botão de receber os posts por feed. Está habilidado?
    Se não, fica a sugestão, eu mesma praticamente só leio pelos feeds.
    Abração!

  2. Perdão, HABILITADO…

  3. Coloquei. Me diz seu deu certo, porque não sei como o Feed funciona direito.

  4. Site sobre Goji Berry com diversos artigos interessantes: gojiberrybrasil.net

    Parabéns pelo artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s